junho 29, 2004

Créditos:

para quem nos ensina a progredir na blogosfera - Musalia - e a quem não desiste de nos ler mesmo que anonimamente, por lapso - CFA.

Assim, está bem...!

Vem isto a propósito de um som que há muito tempo não ouvia:
"Eu sou metal,
Ai o relâmpago e o trovão!
Eu sou metal,
Eu sou o ouro em seu Brasão.
Eu sou metal,
Quem sabe o sopro do Dragão..."
Legião Urbana

junho 28, 2004

Quando o Sol entra na casa de Júpiter

Estava para aqui a pensar num anónimo por comodidade (CFA) que me vai comentando uns quantos posts,em especial um em que faço uma citação de Pedro Paixão que este pouco atento leitor do blog da loira troca com algum paternalismo à mistura. Pensava nisto e se valia a pena citar editora, número de página e de linha, nome do livro...
Cheguei à conclusão que não. Nem farei nenhum link (até porque ainda não sei fazer, confesso) para aquele inolvidavel congresso do PSD em que Barroso disse: "Você (o Lopes) é uma mistura entre o Zandinga e o Gabriel Alves".
O Zandinga já não está entre nós, paz à sua alma. Mas aposto que nem ele, numa qualquer linha de tarot que resolvesse promover, sonharia com este volte-face de novela guatemalteca. Nuno Gomes pode não servir para Presidente da Comissão Europeia. Mas Gabriel Alves também não merece ser Primeiro-Ministro deste país, caramba!

junho 25, 2004

O Estalajadeiro de Terceira

Disse aqui há dias que subscrevia inteiramente uma candidatura de Nuno Gomes à Presidência da Comissão Europeia. Parece que perdi. E se alguma coisa ventila agora, sou eu que estou de respiração assistida com a mera hipótese de o Sr. Barroso poder vir a ocupar este cargo.
Suo de terror perante o cenário: Europa a afastar-se da média europeia, é uma geometria difícil, mas que este alquimista torna possível. Vamos vender os edifícios de Estrasburgo para maquilhar buracos orçamentais da União?
E internamente... Santana Lopes? Marcelo? portas???
Tem sido assim a minha vida: uma sucessão alternada entre baldes de água fria e saunas terapêuticas. Não podia sossegar enquanto gozava a vitória épica de ontem, e tinham que me atirar com esta...
Vá lá que o avisado Chirac já nos explicou como é que se torna plausível semelhante hipótese: é que o Sr. Barroso só estava nos Açores a fazer Catering (não estou a inventar - vem mesmo no FT de hoje).
A conclusão só pode ser uma, sobretudo se comparada com a atitude de Jüncker: o Sr. Barroso foge. Ao contrário do hóspede que desaparece sem pagar, é o dono da estalagem que não quer assumir a conta que vai cobrando.

junho 21, 2004

Ventiladores pop

O futuro Presidente da Comissão Europeia deve contribuir para o melhor desempenho possível do projecto Europeu(tm), tem que ser oriundo de um Estado que esteja no centro de decisão do que se passa a nível Europeu(tm), deve ser uma cara reconhecida pelos cidadãos do velho Continente para lhes dar uma unidade identitária, tem que estar sempre à frente para que possa "drive Europe to meet its goals", e deve representar o porvir e a esperança de qualquer Europeu(tm) na nossa causa comum.
Não há mais que buscar por uma pessoa que cumpra este perfil. É ele, esse mesmo: Nuno Gomes a Presidente da Comissão Europeia!
Provoca risos? Não tantos como a ideia ardilosamente bem montada pelo Gabinete de Sua Exa. o Primeiro Ministro(tm) de que o nome de Durão Barroso estaria a ser ventilado nos corredores de Bruxelas para Presidente da Comissão. Estava, estava. Estava a ser ventilado da sala para fora... a ver se o ar se tornava mais respiravel depois da gargalhada gerada pela hipótese de um PM que desgoverna o próprio país poder governar a nossa Europa(sem tm).
Acredito mais nas hipóteses de Nuno Gomes. Zapatero também...


Legenda - (tm): trade mark

junho 18, 2004

Delírio tropical

Bloqueado mental. Estou bloqueado com este post do D.T.
Porque há coisas na vida que uma cam-corder da Philips não é capaz de reproduzir com a fidelidade de quem escreve como faz o nosso Dylan ou como a, cada vez mais nossa, Musalia. Cabe-me a superficialidade, até para quem nos lê poder recuperar fôlego, reequilibrar-se e absorver.
Lembro-me de uma estória, que ao blogue da loira já é mais ou menos familiar, mas não totalmente enquadrada.
Certa vez, noutros trópicos, estava em patrulha(!?) com uma secção de militares portugueses por montanhas quentes e, durante uma pausa, decidi partilhar com eles algumas linhas de um dos meus escritores menos preferidos. Reza o Pedro Paixão: "... se bem que nada saiba sobre mim, sei tudo o que há a saber sobre as mulheres. Resume-se a isto: em todas, sem excepção alguma, encontram-se duas constantes: uma expectativa, que não revelam, e uma decepção, de que não se queixam. E não digo mais nada. Não é preciso."
Li-lhes isto e ouvi-lhes o silêncio que só foi interrompido quando o Sargento (sempre o mais velho, avisado, camarada e experiente de qualquer formação de infantaria) me ensinou o brinde que reproduzo na quase totalidade: Enquanto há lingua e dedo, não há miuda que meta medo!
Enfim... monções...

junho 14, 2004

Vai ver se eu estou ali naquela esquina!

Este senhor que agora diz que a maioria dos Portugueses decidiu não se pronunciar sobre as eleições europeias e por isso não há ilações políticas a tirar (Paulo Portas), não é o mesmo, juntamente com os rapazinhos que o servem, que insistiu na inequívoca e soberana validade do referendo sobre o aborto onde a abstenção foi ainda maior?? É suposto eu fazer-me de morto ou de parvo? O que é que lhe serve melhor?

junho 11, 2004

Levantar âncora!

E não me refiro ao jogo de Sábado. Refiro-me à decisão de Domingo.

junho 09, 2004

Como estou curvado...

... não é, com certeza, do chão que vou apanhar as palavras suficientes para contar o que me inspira no Professor António Sousa Franco. Nem sequer para descrever o golpe seco que levámos todos no estômago, hoje.
(...)

junho 08, 2004

Amazona "halibut"

De como as mulheres são claramente mais poderosas do que os homens vem a conclusão, que todos nós enquanto "projectos de virilidade" sabemos reconhecer, que é essa a razão pela qual sempre que fica demostrada a nossa inferioridade, nós... gostamos.
Assim foi anteontem comigo. Com um "upper-cut" de esquerda seguido de uma sonora gargalhada, dois movimentos que me deixaram de lágrimas nos olhos. De satisfação pela dor física.
E só tem seis meses...

junho 07, 2004

Verão Azul... (opus ensemble para daltónicos)

Hei-de receber-te com Julho, Bala.
És liga metálica mais perfurante do que a Prata e por isso muito mais definitiva em mim. Porque és de fragmentação. Vieste num estampido que me ensurdeceu... logo se viu pela cratera que me sobrou quando te foste.
Vem com Julho, que enquanto é Junho me vou ensozinhando num canto a lembrar.
E há-de chegar Agosto e de novo disparas. Mas o nosso adeus nunca é despedida. É sempre saudade.

junho 01, 2004

Três palavrinhas apenas...

"Tenho três palavras apenas para o Ministério Público: Souto Moura demissão!". Falcão de Campos, advogado de Francisco Alves em declarações na SIC Notícias, ontem, à saída do Tribunal de Instrução Criminal após saber que a Juíza Ana Teixeira e Silva tinha considerado que "Os autos não contêm um único elemento que permita deduzir a existência de um elemento subjectivo dos crimes de lenocínio atribuídos."
Digo eu, sem a mesma capacidade de síntese do causídico, e com muitas mais palavras: quero justiça já e completa; quero as redes de pedofília postas a nu (bem sei que a expressão não é a mais feliz - mas talvez mereçam...); quero que o Estado seja responsabilizado, bem como cada um dos seus agentes, por todas e cada uma das arbitrariedades que cometa. Já.