junho 25, 2004

O Estalajadeiro de Terceira

Disse aqui há dias que subscrevia inteiramente uma candidatura de Nuno Gomes à Presidência da Comissão Europeia. Parece que perdi. E se alguma coisa ventila agora, sou eu que estou de respiração assistida com a mera hipótese de o Sr. Barroso poder vir a ocupar este cargo.
Suo de terror perante o cenário: Europa a afastar-se da média europeia, é uma geometria difícil, mas que este alquimista torna possível. Vamos vender os edifícios de Estrasburgo para maquilhar buracos orçamentais da União?
E internamente... Santana Lopes? Marcelo? portas???
Tem sido assim a minha vida: uma sucessão alternada entre baldes de água fria e saunas terapêuticas. Não podia sossegar enquanto gozava a vitória épica de ontem, e tinham que me atirar com esta...
Vá lá que o avisado Chirac já nos explicou como é que se torna plausível semelhante hipótese: é que o Sr. Barroso só estava nos Açores a fazer Catering (não estou a inventar - vem mesmo no FT de hoje).
A conclusão só pode ser uma, sobretudo se comparada com a atitude de Jüncker: o Sr. Barroso foge. Ao contrário do hóspede que desaparece sem pagar, é o dono da estalagem que não quer assumir a conta que vai cobrando.