janeiro 31, 2005

Sem emenda

Como é que alguém pode ainda defender esta Administração americana? Como é que esta Administração, democraticamente eleita, é certo, se pode defender a ela própria? Como é que ainda se pode tolerar a permanência de prisioneiros de guerra em Guantanamo?
Foi Bush que declarou guerra à Al Qaeda (ao Iraque, como vimos) depois do 9/11. E foi Bush que, formalmente, a declarou terminada (a do Iraque, pelo menos), lembram-se, a bordo do US Enterprise. Estes são formalismos de uma guerra clássica - e foi com estes formalismos que Bush quis dar um sinal de resistência perante o novo tipo de ameaça do terrorismo global de Bin Laden.
Foi para guerras clássicas sobretudo, mas também para as outras, que em Genebra se convencionou um estatuto para prisioneiros de guerra. Um estatuto que não só protege os seus direitos (como seres) humanos, como impede a descida à barbárie final - que é a de considerar que seres humanos o não são - mesmo entre Nações em conflito. Barbáries clássicas, de guerrilha ou barbáries terroristas.
Qualquer delas - em qualquer delas se aplica a Convenção.
Sabíamos que Bush não ligava nenhuma aos parceiros (que ele chama de aliados) que lutam pelos mesmos ideais que proclama. Agora vamos vê-lo a desrespeitar a lei do seu próprio país. Da sua 5ª emenda.
E aí é que eu quero ver os acidentais delgados do costume a defender esta corja.