janeiro 30, 2005

A Espiral do Silêncio

Há limites para tudo.
O que Santana Lopes e o PSD fizeram hoje, ao comiciarem acerca de um tema como a homossexualidade – que nunca foi um tema-bandeira dos partidos de direita – roça o repugnante.
Sabemos que é um assunto sério. E que para as pessoas para quem mais do que um assunto a homossexualidade é uma cruz na sociedade em que ainda vivem, foi desde logo nítida a razão pela qual, de entre todos os momentos e de entre a totalidade dos líderes políticos, foi justamente Santana Lopes a arrancar com o debate: e não tem muito que ver com a defesa dos seus interesses (o que aliás, en passant, assumiu no comício).
Ponto primeiro: Santana Lopes e os seus acham que Sócrates é homossexual.
Ponto segundo: Santana Lopes e os seus acham que a homossexualidade é um ónus social que taxa candidatos políticos em muitos votos.
Anda no ar, latente, a insinuação disso mesmo. Sócrates não constitui o núcleo familiar dos cânones: não usa aliança nem aparece com a mulher em comícios. Porque não tem mulher (no sentido em que, ao que se sabe, não é casado).
Essas insinuações têm sido sopradas, alimentadas, tossidas e, inclusivamente, impressas em páginas de (proto)jornais.
O que se está a fazer com a busca deste tema para a campanha é, não um saudável debate sobre questões nas quais andamos ainda na idade medieval mas uma espiral de silêncio. Porque a resolução destes (permanecentes) estigmas e da sua correcta integração, nos vários âmbitos em sociedade, como são os casos da homossexualidade, da adopção de crianças por casais homossexuais, ou, e ainda, das uniões de facto para casais homossexuais, está ainda longe de estar adquirida em Portugal.
E então quando destas questões se produzem armas de arremesso (tudo menos político) eleitoral, mais longe ficamos. É partir dois pratos com o mesmo cartucho: não progredimos como comunidade numa área que nos envergonha, já não pela natureza mas pelo mofo (o silêncio); e elimina-se um adversário político com base em tudo menos no mérito das propostas (a espiral).