dezembro 20, 2004

Sobe, sobe, balão sobe...

A música que se ouve em fundo no tempo de antena do PS (a primeira, porque são duas) é uma ária escrita por Smetana e que se chama "The Moldau".
Curiosamente, sei que esta mesma ária foi proposta para tema de fundo do mesmo PS, mas sob a liderança de Ferro Rodrigues, por ocasião das eleições europeias. Na altura, se se lembram, foi escolhida a mais conhecida ária da Turandot de Puccini - "Nessun Dorma".
A primeira é uma obra sinfónica escrita para orquestra que pretende ser uma epopeia sobre o Rio Moldau que atravessa a Checoslováquia natal de Smetana, e o espírito dos seus compatriotas.
A segunda faz parte de uma das mais belas óperas de que há registo e serve hoje, entre outras coisas, de banda sonora para os mais diversos filmes ou de acompanhamento a imagens sobre a vida e carreira de Luís Figo.
Na altura, parece, The Moldau foi recusada por ter um período frásico demasiado longo e de assim não conseguir enquadrar uma entrada em comício ou o final de um discurso. Escolheu-se Nessun Dorma para significar o acordar dos eleitores para a necessidade de castigar um governo incompetente. Resultou.
Agora recusa-se a necessidade de despertar as pessoas que estarão já de olhos esbugalhados, e opta-se pela sensação de movimento, de envolvimento, de caminho e de sentido certo e único.
Resultado esmagador ou... cura para soluços?