agosto 01, 2005

Espelho luso

Na tua ausência, torno-me turista em Lisboa. Qual parisiense perdida para quem tudo é novidade, franzo o nariz fingindo não perceber o que me dizem, aproveito todos os cheiros, todas as conversas.
Rumo ao Tejo e aos jardins suspensos do CCB. A fotografia chama-me e não consigo suster a lágrima ao ver aquelas imagens, algumas captadas há mais de 20 anos. Apercebo-me que pouco mudou. Talvez tenhamos menos soberba ao descer o Chiado. Lanço um sorriso discreto à mulher do buço cerrado que levanta o punho direito e acredita que tudo será melhor dentro de uns anos; talvez se tivesse fechado a mão esquerda, talvez... Heróis a preto e branco de olhos postos no futuro cinzento.
Cruzo-me com a Ministra da Educação, de mão dada com o namorado - por sinal a esquerda. Abandono o anonimato e finjo novamente: acredito que tudo será diferente graças a uns míseros 250 Euros para um computador.
Para quem gosta de fotografia de atmosferas e de momentos, 'Espelho Meu', no CCB.