março 23, 2005

Dentista Mao

Ninguém me tira da ideia que esta aflição nacionalista à conta da directiva de serviços que por hoje vai ebulindo em Bruxelas mais não é do que a velha táctica do abcesso, atentas as provocações que a Comissão Durão vem fazendo nos últimos dias, principalmente a Paris.
Focalizar o ranger de dentes num assunto específico quando o que está em cima da mesa é, tão somente, a viabilidade da estratégia de crescimento europeu até final da década – que pass(e)ou no Conselho sem debate nem votação - pode bem ter sido uma estratégia brilhante.
Razões para esta teoria? Duas:
A Europa é hoje uma confederação de chefes com falta de sentido internacionalista presos a agendas editoriais de tablóides caseiros e, portanto, uma directiva como esta, vital para a consolidação do mercado interno europeu mas ameaçadora de alguns monopólios nacionais, está ali mesmo a jeito para acicatar miopias de chancelarias – ainda por cima com o álibi do dumping social, que cola. Por isso só a Comissão se pode arvorar, aqui, de defender o interesse europeu colando os seus adversários ao lado do não ao Tratado;
Segundo, já antes vimos Durão usar esta técnica para levar a sua avante, designadamente com a arma de destruição massiva ideológica que foi a ofensiva política do discurso da tanga com que disfarçou a inviabilidade do seu projecto em Portugal, e mentiu aos portugueses.
O primeiro abcesso está por se ver se resulta em algum bem à cremalheira geral que é a Europa. O segundo, vimo-lo aqui, infectou e fez-nos perder os sisos.
Sorriso amarelo…